Instruções aos Autores
Última atualização: 04/10/2024
Informações gerais
A Revista do CRN-11: Nutrição em Prática (e-ISSN no prelo) é uma publicação acadêmico-científica editada pelo Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região. O periódico tem o objetivo de divulgar trabalhos relacionados à ciência e à prática profissional nas áreas de Nutrição, tais como:
I. Nutrição em Alimentação Coletiva;
II. Nutrição Clínica;
III. Nutrição em Esportes e Exercício Físico;
IV. Nutrição em Saúde Coletiva;
V. Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos;
VI. Nutrição no Ensino, na Pesquisa e na Extensão.
Política de acesso, avaliação e publicação
A Revista do CRN-11 adota uma política de acesso aberto, comprometendo-se a promover a disseminação livre e gratuita do conhecimento na área de Nutrição. Os processos de submissão, avaliação e publicação de trabalhos são totalmente gratuitos, objetivando incentivar a divulgação de trabalhos de pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área de Nutrição.
Os processos de submissão e publicação de trabalhos são isentos de taxas, uma vez que todos os custos associados são cobertos pelo Conselho Regional de Nutrição da 11ª Região. Contudo, é obrigatório que pelo menos um dos autores seja nutricionista devidamente inscrito(a) e em situação regular junto a algum Conselho Regional do Sistema CFN/CRN. Trabalhos sem a participação de um(a) nutricionista não serão considerados para avaliação.
O acesso aberto é proporcionado por meio da licença Creative Commons Attribution (CC-BY 4.0), que permite que os autores mantenham os direitos autorais de seus trabalhos, ao mesmo tempo em que autorizam a distribuição e o uso irrestrito de seus artigos, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original.
A Revista apresenta-se em periodicidade contínua, o que significa que os artigos são publicados em formato digital tão logo forem aprovados e estejam prontos para publicação.
Para garantir a qualidade e a credibilidade dos artigos publicados, a Revista segue o processo de avaliação conhecido como blind peer review. Isso significa que os trabalhos submetidos são avaliados por revisores especialistas no campo de estudo abordado, havendo preservação do anonimato tanto dos autores quanto dos revisores. Essa abordagem busca assegurar imparcialidade e objetividade das avaliações e promover a qualidade da publicação.
Submissão de trabalhos
A Revista de Nutrição do CRN-11 aceita trabalhos originais, em português, inglês ou espanhol, relacionados ao campo da Nutrição. Os seguintes tipos de trabalhos são aceitos para avaliação:
- Artigos originais: Trabalhos de pesquisa que apresentam resultados de estudos inéditos na área de Nutrição. Devem seguir a estrutura padrão de artigos científicos, com introdução, métodos e materiais, resultados, discussão e conclusões.
- Revisões sistemáticas e meta-análises: Trabalhos que sintetizam e analisam criticamente a literatura existente sobre um tema específico da Nutrição, utilizando métodos rigorosos para a seleção e avaliação de estudos.
- Artigos de revisão (preferencialmente por convite): Revisões de literatura que abordam tópicos relevantes e atuais na área de Nutrição.
- Estudos de casos: Análises de casos clínicos ou situações relevantes na prática nutricional que possam fornecer insights importantes e contribuir para o conhecimento e compreensão da área.
- Relatos de experiências profissionais: Descrevem experiências práticas vivenciadas por profissionais da área de Nutrição em diferentes contextos, como clínica, educação alimentar, saúde pública, pesquisa aplicada, entre outros.
- Artigos de opinião (sob convite): Contribuições que discutem perspectivas e opiniões sobre questões relevantes na área de Nutrição, promovendo a reflexão crítica e o debate acadêmico.
- Resenhas: Análises críticas e avaliativas de livros, artigos, documentos ou outras publicações relevantes para a área de Nutrição.
O CRN-11 encoraja ativamente o envio de artigos nas categorias Estudos de caso e Relatos de experiências profissionais, como parte de sua competência em promover a valorização das práticas e experiências vivenciadas pelos profissionais da área de Nutrição.
Todos os trabalhos devem ser enviados através da plataforma do Open Journal Systems (OJS). Clique aqui para cadastrar o seu usuário no OJS. Ao submeter um manuscrito para avaliação, os autores concordam com a divulgação de seus trabalhos de forma livre e gratuita, na forma da licença Creative Commons (conheça os detalhes aqui).
Além disso, devem enviar, em arquivo separado do manuscrito, a Carta de Submissão de Artigo Científico, assinada por todos os autores, conforme modelo disponibilizado abaixo.
Clique aqui para baixar o Modelo de Carta de Submissão da Revista do CRN-11.
Antes de enviar seu trabalho, certifique-se de que o manuscrito está conforme as diretrizes de estrutura e formatação abaixo descritas.
Estrutura e formatação dos trabalhos
Observação: estamos disponibilizando um modelo de artigo em DOCX, pré-formatado de acordo com as normas da Revista. Ao fazer uso desse modelo, os autores poderão se concentrar no conteúdo acadêmico-científico de seus trabalhos, já que os aspectos de estrutura e formatação foram previamente ajustados conforme as regras descritas nesta seção.
Clique aqui para baixar o modelo de artigo da Revista do CRN-11.
Ao submeter um trabalho, os autores devem apresentar seus trabalhos de acordo com as indicações abaixo:
- Formato de arquivo: DOCX
- Fonte: Times New Roman ou Arial
- Tamanho: 12
- Entrelinhas: 1,5
- Alinhamento: justificado
- Imagens e tabelas: devem estar contidas dentro do arquivo DOCX, mas posteriormente também poderão ser requisitadas em arquivos separados, em versões de maior resolução.
- Margens:
- Esquerda: 3 cm
- Superior: 3 cm
- Direita: 2 cm
- Inferior: 2 cm
- Quantidade de páginas:
- Até 15 para artigos originais, relatos e resenhas.
- Até 20 para artigos de revisão.
- Obs: A folha de rosto não é considerada na contagem limite de páginas.
Em sua primeira página, o trabalho deve conter uma folha de rosto com as seguintes informações:
- Identificação dos autores:
- Nome, endereço, e-mail, WhatsApp
- Vínculo institucional (se houver)
- Link para currículo no ORCID (obrigatório)
- Link para currículo Lattes (opcional)
- Descrição da contribuição de cada autor (em trabalhos de múltipla autoria)
- Observação: Em casos de trabalhos com mais de 7 autores, a inclusão de todos os nomes estará sujeita à aprovação prévia da Revista.
- Informações sobre aspectos éticos:
- Número do projeto na Plataforma Brasil (se a pesquisa envolver testes com humanos)
- Fontes de financiamento da pesquisa (se houver)
- Possíveis conflitos de interesse
O que são conflitos de interesse?
Conflitos de interesse ocorrem quando os autores têm interesses pessoais, financeiros, profissionais ou acadêmicos que possam afetar a integridade e objetividade do trabalho. Os conflitos mais comuns incluem vínculos financeiros com empresas, participação em organizações com interesse no tema do estudo, e interesses pessoais ou crenças que possam influenciar a interpretação dos resultados. A declaração transparente de conflitos de interesse é essencial para garantir a credibilidade e a confiança na pesquisa científica, sendo esta incentivada pela Revista do CRN-11.
A partir da segunda página, recomenda-se que o trabalho seja apresentado conforme a estrutura e ordem abaixo:
- Título em português
- Título em inglês
- Resumo estruturado (introdução/contexto, objetivos, métodos, resultados, conclusões)
- Mínimo: 100 palavras
- Máximo: 250 palavras
- Resumo em inglês (Abstract)
- Palavras-chave (As palavras-chave na língua original e em inglês devem constar obrigatoriamente no DeCS/MeSH (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/ e http://decs.bvs.br/).
- Mínimo: 4 palavras
- Máximo: 6 palavras
- Palavras-chave em inglês (Keywords)
- Seções
- Introdução
- Métodos e materiais
- Resultados
- Discussão
- Conclusões
- Agradecimentos (opcional)
- Fontes de financiamento (se houver)
- Referências
- Apêndices/Anexos
Observação: a estrutura acima aplica-se principalmente a artigos originais e revisões. Em relatos de experiências, relatos de caso, resenhas e outras modalidades de trabalhos pode-se utilizar uma estrutura diferente para as seções, conforme melhor julgamento dos autores e com anuência da equipe editorial da Revista. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe editorial.
Citações e referências
As citações e referências dos trabalhos devem ser apresentadas de acordo com as normas da ABNT, especificamente a NBR 6023 (para elaboração de referências) e a NBR 10520 (para elaboração de citações). Trabalhos fora dessas normas serão recusados.
Se um artigo citado possuir Digital Object Identifier (DOI), essa numeração deve ser incluída na referência. Caso o artigo não possua DOI, mas esteja disponível na internet, seu link de acesso (URL) deve ser incluído na referência.
Para facilitar a elaboração das citações e referências, recomendamos aos autores que façam uso de um programa gerenciador de referências (como Zotero ou Mendeley), durante a elaboração de seus trabalhos. Ao utilizar o Zotero (ou similares) para formatar as citações e referências de seus trabalhos, os autores garantem maior precisão e conformidade com as normas editoriais da Revista. Isso agiliza o fluxo de trabalho para avaliadores e revisores, o que pode diminuir significativamente o tempo decorrido entre a avaliação e a publicação dos artigos na Revista.